Transamerica

Ouvir Transamerica online
Estações similares
Radio Gaucha Serra
Mix FM
Radio Globo BH
CBN BH
Clube FM
Radio Itatiaia
Kiss FM
CBN SP
Radio Cidade

Rádio Transamérica

História do rádio

A rádio foi criada em Recife, Pernambuco, em 1976, sendo a primeira rádio FM do Nordeste. A programação já era musical, então voltada ao adulto contemporâneo. Logo em seu início já se tornou uma rede de rádios, a Rede Transmérica, com a criação da emissora afiliada Transamérica FM de Brasília e, não muito após, as emissoras de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Em 1978, se torna líder de audiência, mas a partir do ano seguinte sua posição começa a decair. Na década de 80 passa a adotar o gênero dance music em seu repertório, visando atingir o público jovem, que estava sendo negligenciado na época, e posteriormente adiciona também MPB.

Visando atrair ainda mais o público jovem e seguir as tendências da época, adiciona mais humor à programação. A mudança foi um sucesso, mas também atraiu críticas por parte dos ouvintes devido ao conteúdo muitas vezes ofensivo das piadas e programas.

Na década de 90 começa sua transmissão via satélite e, devido a quedas na audiência, adiciona novos gêneros musicais ao seu repertório, como o rock nacional e o reggae.

A partir de 1999, passa a dividir sua programação em diferentes franquias, cada uma com um público-alvo próprio: Transamérica Light (adulto contemporâneo), Transamérica Pop (público jovem), Transamérica Hits (segmento popular), além da Transamérica Esportes, sendo a Hits a mais popular delas. A partir de 2019 começou a reunificar a Pop e a Hits, se voltando ao “jovem adulto contemporâneo”.

A Rede Transamérica é atualmente a maior rede de rádios do país, e já recebeu diversos prêmios por seus programas e jornalismo.

Programação

A programação varia de acordo com a franquia. Na Transamérica Pop, por exemplo, há vários programas de esportes, especialmente futebol, como o Debate Esportivo, Debate Bola, e o Papo de Craque.

Na Transamérica Hits, os programas são mais voltados à música, como o Top Hits e o Festa Transamérica, mas há também o Bom Dia Transamérica (notícias) e Sofazão Transamérica (interação com os ouvintes). Na Transamérica Light há o Light News (talk show), Conexão Cultura (notícias sobre cultura e entretenimento) e o Golden Light (flashback).

Como ouvir

As frequências da Transamérica variam de acordo com a cidade e a franquia. Na Região Metropolitana de São Paulo, pode ser ouvida pela frequência 100,1 MHz (Transamérica Pop).

Em seu site oficial, apresenta um player para cada franquia, sendo possível escolher a cidade transmissora para acompanhar transmissões de caráter local. Ela apresenta também aplicativos para Android e iOS.

Redes sociais

As franquias da rádio estão presentes no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube, onde divulgam notícias sobre música, também presentes em seus respectivos sites e gravações de seus programas.

Site oficial

O site oficial da rádio é: http://www.radiotransamerica.com.br. Nele, é possível escolher a franquia que quer acessar. Após escolhê-la, irá encontrar o player, notícias sobre música e cultura em geral, informações sobre os programas, promoções, seções como esportes, aplicativo, TV e informações de contato.