Transamerica

Ouvir Transamerica online
Estações similares
Band FM
Jovem Pan
Antena 1
Clube FM
Radio Cidade
Metropolitana
Radio Itatiaia
Energia FM
Radio Gaucha SM

Rádio Transamérica

História do rádio

A rádio foi criada em Recife, Pernambuco, em 1976, sendo a primeira rádio FM do Nordeste. A programação já era musical, então voltada ao adulto contemporâneo. Logo em seu início já se tornou uma rede de rádios, a Rede Transmérica, com a criação da emissora afiliada Transamérica FM de Brasília e, não muito após, as emissoras de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Em 1978, se torna líder de audiência, mas a partir do ano seguinte sua posição começa a decair. Na década de 80 passa a adotar o gênero dance music em seu repertório, visando atingir o público jovem, que estava sendo negligenciado na época, e posteriormente adiciona também MPB.

Visando atrair ainda mais o público jovem e seguir as tendências da época, adiciona mais humor à programação. A mudança foi um sucesso, mas também atraiu críticas por parte dos ouvintes devido ao conteúdo muitas vezes ofensivo das piadas e programas.

Na década de 90 começa sua transmissão via satélite e, devido a quedas na audiência, adiciona novos gêneros musicais ao seu repertório, como o rock nacional e o reggae.

A partir de 1999, passa a dividir sua programação em diferentes franquias, cada uma com um público-alvo próprio: Transamérica Light (adulto contemporâneo), Transamérica Pop (público jovem), Transamérica Hits (segmento popular), além da Transamérica Esportes, sendo a Hits a mais popular delas. A partir de 2019 começou a reunificar a Pop e a Hits, se voltando ao “jovem adulto contemporâneo”.

A Rede Transamérica é atualmente a maior rede de rádios do país, e já recebeu diversos prêmios por seus programas e jornalismo.

Programação

A programação varia de acordo com a franquia. Na Transamérica Pop, por exemplo, há vários programas de esportes, especialmente futebol, como o Debate Esportivo, Debate Bola, e o Papo de Craque.

Na Transamérica Hits, os programas são mais voltados à música, como o Top Hits e o Festa Transamérica, mas há também o Bom Dia Transamérica (notícias) e Sofazão Transamérica (interação com os ouvintes). Na Transamérica Light há o Light News (talk show), Conexão Cultura (notícias sobre cultura e entretenimento) e o Golden Light (flashback).

Como ouvir

As frequências da Transamérica variam de acordo com a cidade e a franquia. Na Região Metropolitana de São Paulo, pode ser ouvida pela frequência 100,1 MHz (Transamérica Pop).

Em seu site oficial, apresenta um player para cada franquia, sendo possível escolher a cidade transmissora para acompanhar transmissões de caráter local. Ela apresenta também aplicativos para Android e iOS.

Redes sociais

As franquias da rádio estão presentes no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube, onde divulgam notícias sobre música, também presentes em seus respectivos sites e gravações de seus programas.

Site oficial

O site oficial da rádio é: http://www.radiotransamerica.com.br. Nele, é possível escolher a franquia que quer acessar. Após escolhê-la, irá encontrar o player, notícias sobre música e cultura em geral, informações sobre os programas, promoções, seções como esportes, aplicativo, TV e informações de contato.