Radio Jornal

Ouvir Radio Jornal online
Estações similares
Nativa FM
CBN BH
Kiss FM
Radio Bandeirantes
Radio Gaucha SM
Radio Maanaim
CBN RJ
CBN Brasilia
Band FM

Rádio Jornal

A Rádio Jornal começou a se formar na década de 40, por iniciativa do empresário e advogado Francisco Pessoa de Queiroz, fundador do Jornal do Commercio, jornal pernambucano do qual a rádio passaria a fazer parte, originando o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC). Inicialmente, a rádio adotava o nome Rádio Jornal do Commercio. O empresário havia trazido equipamentos modernos de radiodifusão da Inglaterra e tinha como objetivo criar uma rádio que pudesse ser ouvida em todo o mundo. Graças aos equipamentos usados e à adoção de transmissões em ondas curtas, era possível ouvi-la em outros continentes.

História do rádio

A rádio desde o início tinha uma programação mais voltada à elite pernambucana, mas a partir de 1948 passou a voltar-se mais à população geral, e adicionou conteúdo relacionado a esportes em sua programação. Em 1970 o SJCC passa por uma grave crise financeira, o que ocasionou em sua aquisição pelo grupo JCPM em 1987, que conseguiu recuperá-la. Desde 1991 é a rádio mais ouvida da Região Metropolitana de Recife e desde 1996 pode ser ouvida pela Internet. Ela também apresenta outras cinco emissoras afiliadas no estado e transmissão AM e FM.

Programação

A programação consiste predominantemente de programas jornalísticos e esportivos, tais como:

  • O Redator de Plantão (jornalístico);
  • O Bandeira 2 (policial);
  • Jornada Esportiva (esporte);
  • O Assunto é Futebol (futebol);
  • JC Esporte 10 (esporte);

sendo mais voltada ao público adulto.

Como ouvir

Na Região Metropolitana de Recife, pode ser ouvida nas frequências 90,3 MHz (FM) e 780 kHz (AM). No interior do estado, apresenta frequências diferentes.

Em outras localidades, pode ser ouvida pelos players presentes em seu site oficial (áudio e vídeo, não só da capital do estado como das emissoras do interior), assim como pelos aplicativos para Android e iOS.

Redes sociais

A rádio está presente no Facebook, Twitter e Instagram, onde divulga notícias presentes em seu site, assim como informações sobre sua programação e a de outras emissoras, tanto próprias quanto parte do SJCC (como a TV Jornal).

Site oficial

O site oficial da Rádio Jornal é: https://radiojornal.ne10.uol.com.br/. Nele, é possível encontrar notícias sobre diversos temas (incluindo esportes, especialmente futebol), os players, podcasts, e blogs mantidos por seus colunistas.